Cuidados no verão: o que uma grávida deve fazer durante essa temporada?

Beba muita água

Esse é o principal cuidado que a gestante deve ter nos dias mais quentes. Com o calor há um aumento da transpiração e, consequentemente, maior perda de líquidos. Além de repor o que foi perdido no suor, a grávida deve ingerir mais líquidos para manter os níveis adequados do liquido amniótico , essencial para a vida intrauterina do bebê.

 

Hidrate a pele

Mesmo com o aumento da oleosidade durante o verão é muito importante que a gestante hidrate a pele. Com o crescimento da barriga a pele se estica, perdendo mais líquido e favorecendo o aparecimento de estrias nessa região e também nas pernas e bumbum. Para evitar a sensação de pele pegajosa devido ao suor intenso, use hidratantes livre de óleo, que tenham o toque seco.

Use protetor solar

Fique atenta ao uso e reaplicação do protetor solar ao longo do dia. A recomendação é passar o produto a cada duas horas.

O aumento hormonal na gravidez potencializa a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e aos cabelos, aumentando a chance do aparecimento de manchas, principalmente no rosto. Algumas dessas manchas, conhecidas como melasma, são de difícil remoção após a gestação, mesmo com os tratamentos dermatológicos. Por isso, o melhor é prevenir. Além disso, o protetor solar é muito importante para evitar queimaduras solares, especialmente se você for viajar para a praia ou passar o dia no clube.

Proteja-se do sol

Além do protetor solar, nos dias mais quentes é recomendável usar chapéus e viseiras para ajudar na proteção da pele contra os raios ultravioletas. Fique atenta também aos horários de exposição solar: especialmente no verão, evite tomar sol entre as 10 horas da manhã e às 16 horas. Se estiver na praia, fique embaixo dos sombreiros ou nos quiosques nos horários mais quentes.

 

Tenha cuidado com a alimentação fora de casa

Se você for aproveitar alguns dias do verão na praia, redobre o cuidado com a higiene dos alimentos. O conselho vale para toda refeição feita fora de casa.

Mesmo que dê vontade, não coma alimentos vendidos por ambulantes e em barracas. Você não sabe como esses alimentos foram preparados e a exposição prolongada ao calor do sol favorece a proliferação de bactérias que podem causar infecções intestinais.

A gravidez também não é o melhor momento para experimentar comidas diferentes e frutos do mar, como camarão e ostras. Eles têm grande potencial de provocar alergias e com a baixa imunidade você está ainda mais propensa a ter uma reação alérgica.

Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura

Um ambiente com ar-condicionado é um oásis para as gestantes nos dias mais quentes. Mas é preciso cuidado com mudanças bruscas e constantes de temperatura. Sair de um lugar muito frio e receber as rajadas quentes do calor do dia pode causar choque térmico e resultar em resfriados, mais uma vez favorecidos pela imunidade mais baixa na gravidez.

O ideal é que o ar-condicionado fique em uma temperatura agradável, entre 23 e 24 graus para evitar os choques térmicos e também proteger as vias aéreas que podem ficar ressecadas e mais propensas a alergias, rinites e outras doenças respiratórias.

 

 

Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes socais esses cuidados no verão durante a gravidez!

Comentários

icegonha

Assine nossa Newsletter