Apesar dos muitos cuidados necessários, não é nada complicado lavar roupas de bebê. É preciso apenas um pouco de paciência, uma vez que não é simplesmente jogá-las dentro da máquina de lavar de qualquer jeito. Mas sim, é possível e recomendado lavar as roupinhas do recém-nascido na máquina, inclusive na lava e seca.
O ciclo, no entanto, deve ser sempre o menor. Essas peças não costumam ser muito sujas, portanto a lavagem é basicamente para retirar a poeira. Se preferir, dá para lavar as roupas na mão. Para tanto, deixe-as de molho por pelo menos 2 horas em uma mistura de sabão neutro e água. Depois basta enxaguar bem para que o sabão saia totalmente.
Independente da forma de lavagem escolhida, o mais importante é usar pouco sabão. Dê preferência a sabãos neutros, de coco ou específicos para roupas de bebê. Dessa forma, a chance de causar alergias ou problemas de pele diminui. Veja abaixo algumas dicas:
- Lave as roupas de bebê sempre separadas das demais roupas da casa;
- Independente de lavar à mão ou na máquina de lavar, separe as peças por cores;
- Se lavar as roupas na máquina, opte por temperaturas mais elevadas;
- Use sabão de coco ou sabão próprio para roupas de bebê. O sabão comum jamais deve ser usado;
- A principal dica: enxague bem as roupas para que não fiquem resíduos químicos.
- Amaciantes e água sanitária estão proibidos. No lugar do amaciante, opte pelo vinagre, que é um substituto natural.
Quando lavar roupas de bebê?
É importante que os pais saibam que toda roupa nova deve ser lavada antes de ser usada. Nisso se inclui não apenas as roupinhas do corpo, mas também toalhas, lençóis e qualquer tecido que entre em contato com o bebê em algum momento.
As roupas devem ser lavadas ainda a cada troca. Nada de reaproveitar um macacão, uma toalha ou uma blusinha. O ar é repleto de poeira e de sujeiras que transportam micro-organismos pelo ar. Além disso, é normal que durante a alimentação, as roupas fiquem sujas. Portanto é sempre prudente lavá-las após o uso.
Comentários